Solução segura, rápida e de qualidade. Conheça o RFID

RFID (radio frequency identification) é a forma de identificação por meio de ondas de rádio. Ao colocar uma etiqueta no produto desejado, utiliza-se um leitor para capturar e armazenar suas informações, por meio de um microchip que se comunica com o software.

O que é

RFID é uma tecnologia utilizada para identificar, rastrear e gerenciar produtos, documentos, materiais, animais e até indivíduos, sem contato e sem a necessidade de um campo visual.

As Aplicações

A tecnologia RFID possui benefícios em todas as aplicações: controle de passagem e estoque, rastreamento, identificação e controle de acesso.

Como Funciona?

Os dados são enviados e coletados das etiquetas RFID por leitores (que podem ser fixos ou portáteis) através de ondas de rádio.

Os Benefícios

O RFID veio para otimizar processos garantindo alta produtividade, evitando desperdício de tempo, materiais e erros, além de reduzir custos com mão de obra.

A Evolução

Um objeto etiquetado com essa tecnologia pode ser rastreado em qualquer lugar do mundo, desde que este lugar tenha um leitor ao alcance.

Os Desafios

Basicamente os desafios envolvem processo, integração e custo. Um sistema RFID tem um custo alto se comparado a outras tecnologias como, por exemplo, o código de barras.

O sistema RFID é composto por uma tag com um microchip, conhecida também por etiquetas inteligentes. Elas podem ser aplicadas em objetos, equipamentos ou embalagens.

Nesse microchip são armazenados dados previamente gravados, no qual são capturados por uma antena, através de ondas de rádio, transmitidos a um leitor integrado nesse sistema.

Ao emitir o sinal de resposta, as informações são interpretadas, gerando, dessa forma, a identificação e localização dos itens.

Esse sistema possui funcionalidade similar ao código de barras. Porém, é considerada uma evolução uma vez que traz maior velocidade, mais segurança de dados e eliminação de erros advindos da interação humana.

Tipos de TAGS (ETIQUETAS)

Ativa: Maior, bateria interna, custa mais, vida útil limitada. Exemplo: enviar alarme, medir e gravar temperatura, localizar objeto, etc.

Passiva: Sem bateria interna, menor, mais barato, vida útil maior. Responde na presença da antena móvel ou fixa transmitindo o código gravado para pequenas distâncias.

Semipassiva: É o meio-termo entre a ativa e passiva. Tem bateria, porém, sem o transmissor. É ativado pela antena, mas, com a bateria o sinal de transmissão alcança maior distância.

Possuímos diferentes soluções para ajudar você!

Diante da transformação digital e do surgimento de novas tecnologias, cada vez mais o mercado oferece soluções que visam otimizar os processos e, com isso, melhorar os resultados das organizações.

RFID é uma tecnologia de coleta de dados relativamente simples de implementar, integra-se facilmente aos sistemas já existentes, melhorando seus processos e aumentando sua eficiência em relação aos níveis atuais, oferecendo mais vantagens e retornos de investimento que o esperado.

1 - Recebimento automático de ativos e/ou consumíveis
  • A tecnologia RFID permite a verificação imediata de todo o conteúdo da carga e o acesso em tempo real ao sistema ERP. Os operadores de empilhadeiras, por exemplo, podem ser orientados imediatamente em relação à disposição do armazenamento da carga.

2 - Inventário e coleta de dados
  • Ao contrário da coleta de dados por código de barras, a solução RFID poder ler as informações sem a necessidade de uma linha de visão ou de posicionamento específico, possibilitando ainda a leitura de vários itens simultaneamente.

3 - Controle de movimentação de ativos e/ou consumíveis
  • É possível garantir o posicionamento correto dos itens por meio de portais de inspeção e triagem onde o sistema irá verificar a origem e o destino dos produtos. Eliminando assim erros de movimentação, agilizando confirmações de movimentação e reduzindo os atrasos de envios.

4 - Gestão dos dados coletados, status dos ativos, alertas e notificações
  • A solução RFID dispõe de vantagens que não existem em outras tecnologias de identificação, podendo funcionar em ambientes adversos e possuindo alto nível de integridade de dados.

5 - Prevenção de furtos e movimentações não autorizadas
  • A tecnologia RFID também oferece segurança e a autenticação dos produtos, pois, as tags podem ser aplicadas individualmente e são muito difíceis de falsificar.

Entre em Contato